Doação pessoal: O patrono e o destinatário

  • 09/09/2025
Doação pessoal: O patrono e o destinatário
Doação pessoal: O patrono e o destinatário (Foto: Reprodução)

“Se houver um pobre dentre vós ou algum de vossos irmãos em vossas cidades… não endureçais o vosso coração nem fecheis a mão contra o vosso irmão necessitado. Ao contrário, certamente lhe dareis, e não endureçais o vosso coração quando o derdes” (Dt 15:7-10).

A expressão repetitiva e a ênfase na palavra “ele” são preocupantes. “Certamente lhe dareis e não vos sentireis mal” seriam suficientes. Por que a frase “quando o derdes” é necessária? A Torah se refere à pessoa a quem você doou. Ela nos diz para não nos sentirmos mal por doar caridade. Por que a frase extra sobre o destinatário?

O Rabino Yosef Dov Soleveitchik, o Rav (Rabino) de Brisk, era reverenciado em toda a Europa como um erudito e sábio talmúdico de destaque. Um aspecto de seu caráter era conhecido por brilhar ainda mais do que sua erudição: sua humildade.

Certa vez, ele parou em uma hospedaria no meio de uma noite congelante e pediu hospedagem. Não tinha ninguém com ele, e o estalajadeiro o tratou com grosseria. Ele não revelou quem era e, após implorar ao estalajadeiro, foi autorizado a dormir no chão perto de um fogão. O estalajadeiro, pensando que o homem era um pobre mendigo, não lhe ofereceu comida e recusou-se a lhe dar mais do que um pouco de pão e água, pelos quais o Rabino Soleveitchik estava disposto a pagar.

Na manhã seguinte, o Rabino Soleveitchik não viu a expressão de choque no rosto do estalajadeiro quando algumas das figuras ilustres da cidade chegaram à hospedaria. “Soubemos que o Brisker Rav estava de passagem por esta cidade. É possível que ele tenha passado pela sua estalagem ontem à noite?”

A princípio, o estalajadeiro ignorou a pergunta – até que o Rav apareceu e o grupo entrou para cumprimentá-lo calorosamente. Em poucos minutos, os dignitários da cidade convergiram para a estalagem com seus alunos e crianças, todos em fila para encontrar o grande sábio.

Terrivelmente envergonhado, o estalajadeiro, que percebeu ter repreendido e humilhado uma figura importante da Torah, decidiu implorar perdão ao Rav.

“Rebe”, gritou ele, “sinto muito. Eu não fazia ideia de que o senhor era o Brisker Rav. Por favor, me perdoe.”

O Rav respondeu: “Eu adoraria, mas, veja bem, isso seria impossível.”

“Mas por quê?”, perguntou o dono, chocado.

“Veja bem”, explicou o sábio. “Você vem pedir perdão ao Brisker Rav. Não foi ele quem você insultou. Você degradou um simples judeu que veio para se hospedar – e ele não está mais aqui para te perdoar.”

A Torah explica que, em essência, existem duas partes na tzedaká [caridade]: o patrono e o destinatário. Frequentemente, o doador se distancia do destinatário; ele quer dar, mas não se importa com o destinatário. Ele pode até ter desdém pela pessoa que está na porta, mas a mitzvá [mandamento] da tzedaká anula seu pré-julgamento e uma contribuição é dada. Talvez a Torah enfatize as palavras “não se sinta mal em seu coração quando você der a ele”, para nos ensinar uma lição importante.

Além da mitzvá de dar, deve-se identificar também com o destinatário. Conheça a verdadeira situação da pessoa a quem você está doando. Entenda para que você está doando. Certifique-se de que, ao doar a ele, seu coração não esteja de mau humor. A Torah reconhece o mais simples mendigo como alguém digno o suficiente para ter seu pronome repetido. “Certamente, dê-lhe; não se sinta mal em seu coração quando o der.” Se a Torah for cuidadosa o suficiente para classificar o mendigo como um indivíduo que transcende um destinatário genérico – e o transforma em um beneficiário pessoal – então talvez ele seja digno de reconhecimento por todos nós.

Tradução: Mário Moreno

 

Mário Moreno é fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Questões triviais: A grandeza do pequeno

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/mario-moreno/doacao-pessoal-o-patrono-e-o-destinatario.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes