Pastor russo é condenado a 4 anos em campo de trabalho forçado por sermão anti-guerra

  • 10/09/2025
Pastor russo é condenado a 4 anos em campo de trabalho forçado por sermão anti-guerra
Pastor russo é condenado a 4 anos em campo de trabalho forçado por sermão anti-guerra (Foto: Reprodução)

Um pastor foi condenado à prisão em um campo de trabalhos forçados por pregar um sermão “anti-guerra” em sua igreja, na Rússia.

Segundo o Forum 18, organização que defende a liberdade religiosa, Nikolay Romanyuk foi acusado falsamente de convocar pessoas a atrapalhar o trabalho de alistamento militar, durante uma pregação na Igreja Pentecostal da Santíssima Trindade em setembro de 2022.

No sermão, que foi transmitido ao vivo na internet, o pastor Romanyuk criticou a invasão na Ucrânia e afirmou que "não é nossa guerra".

"Estava escrito em nossa doutrina que somos pacifistas e não podemos participar disso. É nosso direito professá-lo com base na Sagrada Escritura. Não abençoamos aqueles que vão lá [para a guerra]. [Aqueles] que são levados à força, não os abençoamos, mas oramos para que sejam resgatados de lá. Existem diferentes maneiras legais de fazer isso”, disse ele.

No dia 2 de setembro, em seu discurso final durante o julgamento, o pastor de 63 anos disse: "Sim, eu dei um sermão no qual toquei no assassinato militar. Não me retrato do que disse. Eu expus minha visão pessoal em relação a tirar uma vida humana. Esta é a minha atitude pessoal como clérigo. Eu não retiro meu sermão".

Nikolay se recusou a se declarar culpado, observando que nunca pediu qualquer interferência ou interrupção no trabalho dos escritórios de alistamento e que, nos três anos desde que ministrou o sermão, ninguém de sua igreja evitou o serviço militar ou obstruiu as operações do exército.

Testemunhas que estavam presentes no culto, dois membros da igreja, um tenente-coronel do exército e um funcionário do Ministério de Situações de Emergência confirmaram no tribunal que o pastor nunca disse que deveriam deixar o serviço militar.

Em 3 de setembro, o Tribunal da Cidade de Balashikha condenou Nikolay Romanyuk a 4 anos de prisão em um campo de trabalhos forçados. O líder também recebeu uma proibição de 3 anos de administrar sites após sua libertação.

Ele se tornou a primeira pessoa a ser condenada por "apelos públicos para implementar atividades dirigidas contra a segurança da Federação Russa, ou para obstruir o exercício por órgãos governamentais e seus funcionários de seus poderes para garantir a segurança da Federação Russa" ao criticar a guerra da Rússia contra a Ucrânia através de uma visão religiosa.

Condenação injusta

Atualmente, o pastor está no centro de detenção preventiva em Noginsk, onde já havia passado mais de dez meses desde sua prisão em outubro de 2024.

"A pena de prisão de Romanyuk é injustificadamente cruel e injusta", afirmou o advogado Anatoly Pchelintsev, que representou uma testemunha de defesa no caso.

A filha do pastor Romanyuk, Svetlana Zhukova, condenou a decisão do tribunal, afirmando que "o caso é completamente fabricado, motivado pelo ódio pessoal de alguém. Papai foi condenado por sua opinião, sua posição. Não há crime. Nem uma única pessoa sofreu com suas ações. O Estado não sofreu nada".

Agora, Nicolay pretende apelar ao Tribunal Regional de Moscou. "Todos entendemos perfeitamente que não haverá mudanças fundamentais", lamentou sua filha.

De acordo com o Forum 18, os tribunais russos já condenaram à prisão quatro pessoas e multaram três por acusações criminais por "se oporem à guerra da Rússia contra a Ucrânia por motivos religiosos".

Além disso, o governo de Putin intensificou a censura na internet, bloqueando sites religiosos que se opõem à Guerra na Ucrânia, sites ucranianos religiosos e sites de organizações que denunciam casos de violações à liberdade religiosa, por “conteúdos extremistas”.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/noticias/pastor-russo-e-condenado-4-anos-em-campo-de-trabalho-forcado-por-sermao-anti-guerra.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes